ISO 45001 e sua relação com o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

A ISO 45001 é a norma internacional de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) que tem como objetivo ajudar as organizações a melhorar a segurança e saúde dos trabalhadores, reduzir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, e aprimorar o desempenho empresarial. Para alcançar esses objetivos, é necessário implementar um sistema efetivo de gerenciamento de riscos ocupacionais que considere os riscos e oportunidades associados às atividades, produtos e serviços da organização.

O gerenciamento de riscos ocupacionais é um processo fundamental para a implementação da ISO 45001, pois é por meio dele que se identificam, avaliam e controlam os riscos e oportunidades de Saúde e Segurança no Trabalho.

O processo de gerenciamento de riscos na ISO 45001 é baseado em quatro etapas:

identificação, avaliação, controle e revisão.

A primeira etapa é a identificação dos riscos e oportunidades: nessa etapa, é necessário identificar todos os riscos potenciais que possam afetar a segurança e saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho, bem como as oportunidades de melhoria em relação à saúde e segurança ocupacional;

A segunda etapa é a avaliação dos riscos e oportunidades identificados: os riscos e oportunidades são avaliados quanto à sua probabilidade de ocorrer e ao seu potencial impacto na rotina dos trabalhadores;

A terceira etapa é o controle dos riscos e oportunidades: são implementadas medidas de controle para eliminar ou reduzir os riscos identificados, bem como para maximizar as oportunidades de melhoria;

● Por fim, a quarta etapa é a revisão dos riscos e oportunidades: são revisadas as medidas de controle implementadas para garantir que elas sejam eficazes e estejam contribuindo para a melhoria contínua do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional.

A ISO 45001 enfatiza a importância de uma abordagem de sistema para o gerenciamento de riscos ocupacionais. Isso significa que o gerenciamento de riscos deve ser integrado a outros aspectos do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, como planejamento, operação, monitoramento e revisão.

Além disso, a norma exige que as organizações estabeleçam processos documentados para o gerenciamento de riscos ocupacionais, incluindo a identificação de responsabilidades, recursos e autoridades.

Outro ponto importante da ISO 45001 é que ela enfatiza a importância da participação dos trabalhadores no processo de gerenciamento de riscos ocupacionais. A norma exige que as organizações forneçam informações e treinamento aos trabalhadores para garantir que eles entendam os riscos ocupacionais e possam contribuir para sua prevenção e controle.

Em resumo, a ISO 45001 e o gerenciamento de riscos ocupacionais estão intimamente relacionados: para acompanhar todos os indicadores do GRO ou do Sistema de Gestão, é muito importante ter total controle das informações.

Seu dia a dia de trabalho pode se tornar bem mais fácil com apoio de um software que, além de elaborar os documentos obrigatórios de SST, controle todos os indicadores de SST, como vencimento dos exames ocupacionais, vencimento dos programas e cronograma das ações planejadas.

Agende uma demonstração

E te apresentaremos todo o potencial da AZ para revolucionar sua rotina de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho. Abrace a era da tecnologia.